segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Tutorial 44 - Programando e Corrigindo instalação do Decoder LDH

Tá. Eu sei que todo mundo que mexe com DCC já sabe tudo sobre como instalar um decoder e programar para rodar... eu também achava que sabia, até....

Até eu renomear a loco do original número 3 de fábrica no trilho principal da maquete em um decoder LDH para o número da cabine e ele ENTRAR EM COMA!!!

E não havia SANTO que pudesse resolver o problema! E nem o manual, nem programas, simplesmente o decoder parecia que tinha MORRIDO. ATÉ que, lendo e fuçando, descobri o que poderia resolver e, claro, como evitar futuros estragos desse tipo. Não sou expert em DCC, outros amigos e sites são ESPECIALISTAS neste assunto, sendo que os frequento e de lá tento sempre obter orientações, como o excelente site do Cartel Caipira!! Muito bom!

Mas vou dar meus pitacos por aqui também rsrs

PRIMEIRO, vc instalou o decoder LDH e quer pôr para rodar, certo? Então NÃO faça igual aos outros, pondo na linha da maquete e ali mesmo programando. Por quê? Existem duas saídas no Controlador Digital (O meu é da MRC Prodigy Wireless, o mesmo esquema do Express e outros): Main e Prog. O Main é para ligar dois fios à linha Principal, ou seja, da maquete. Todas elas. E o Prog para ligar em um pedaço de trilho avulso qualquer através também de outros dois fios. Este deverá o que deve ser utilizado para PROGRAMAR a loco, MUDAR DE ENDEREÇO, mexer nas Funções, CV, etc. Na maioria dos decoders isso pode ser feito na Main Track. Mas o LDH só na Program Track!

Bom, você pôs uma loco com decoder na linha principal e acelerou no Main Track. Todas as locos funcionam no endereço 3. Inclusive o da LDH. Mas para MUDAR  de endereço de um endereço conhecido, é só colocar a loco no trilho avulso, ligá-lo ao Program Track >>> Enter >>> Adr (Address, Endereço), pôr os 4 números (por exemplo, da cabine da loco) e Enter novamente. Pronto. É só retirar a loco do trilho de programação e levá-lo à maquete, cujos trilhos são ligados ao Main Track do controlador de velocidade digital.

MAS se vc tentar mudar o endereço no MAIN TRACK da maquete e ele não mais obedecer, ou em locos a qual se perdeu o endereço, o ideal seria resetá-lo. Mas isso nem sempre é possível! Então o caminho encontrado (deve haver outros), é pegar a loco, pôr no trilho de programação ligado, claro, ao Program Track, ou Prog, do controlador, e Reconfigurar a locomotiva através dos seguintes comandos:

Prog (Prog Track) >>> Prog (Main Track) >>> rEAd (Prog Track) >>> Enter >>> Adr - - - - (Prog Track) >>> digitar 17 >>> Enter >>> rEAd >>> Vai aparecer "Loco... número da loco Adr... (Prog Track)".

Feito isso, encontrado o número da loco. Ainda no trilho de programação (para renomear a loco):

Prog (Prog Track) >>> Enter >>> Adr - - - - (Prog Track) >>> digitar o novo número da loco que se deseja (anotar) >>> Enter. 

Pronto. Agora é só desligar e religar o controlador e depois colocar a loco no trilho principal, que é ligado aos trilhos ao Main Track do Controlador. Clique em Loco, ponha o novo número, Enter e acelere!!!! 

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria! Estou procurando material explicando se podemos mudar os efeitos das luzes na linha principal da maquete, sem precisar levar para o trilho de programação.

    ResponderExcluir