quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Tutorial 43 - Instalação de Decoder LDH na AC44i e V8 Frateschi



Inicialmente, faremos a postagem do croqui apenas explicando uma rápida instalação deste Decoder DCC - este é apenas de Funções - Direção e Luzes, sem som - nas locomotivas Frateschi AC44i e V8. Depois estaremos postando as fotos da instalação! O objetivo inicial é Digitalizar as mesmas, sendo que outros decoders e com som poderão ser instalados posteriormente, seguindo praticamente o mesmo modelo deste.


AC44i:

Para a AC44i praticamente não há diferenças em relação à instalação da Placa Analógica Frateschi que vem na mesma instalada, ou seja, identificar os locais no novo Decoder DCC onde serão ligados os fios que vêm dos redutores (sobre os tuques e rodeiros). Geralmente na parte lateral superior de cada extremidade do decoder, lembrando que é preciso INVERTER os fios que vêm dos redutores, da direita para a esquerda, e vice-versa. Fazer isso nas duas extremidades da loco, frente e traseira.

As partes centrais das extremidades são utilizadas geralmente para os LED dos faróis (ver acima em AC44i). R = Redutores; M = Motores. Perceba que para locomotivas com 2 motores, como são os casos destas duas citadas, como os motores girarão de modo invertido, é preciso ligar os pólos + e - de cada motor entre si, ou seja, enquanto vem a corrente em um sentido dos trilhos gira um motor para um sentido e o outro para o outro sentido, já que são colocados invertidos na disposição na locomotiva. Assim, ambos provocam o movimento da locomotiva em um só sentido!


Observe que os fios dos redutores cruzam-se e são soldados na parte superior e lateral de cada extremidade do decoder.

E os pólos dos motores são soldados invertidos antes de serem ligados ao decoder, em ambos os lados deste.

A título de curiosidade, o motor Frateschi, abaixo, e sua polarização:


Este acima é o desenho de dois motores com seus respectivos volantes inerciais. Os orifícios dos motores são virados para a frente (furos paralelos), e as partes positiva e negativa dos mesmos são identificadas. E são nestes pólos positivos dos motores é que devem e são instalados os resistores de 1k2 que, então, são soldados ao eletrodos positivo dos LED (sua perna maior) dos faróis, para não queimá-los!

V8:

Na V8 ocorre uma disposição curiosa, vejam abaixo...



Acima, ainda com a instalação original da Frateschi, primeiramente vemos que não há uma placa sobre os motores e o peso central (chumbo), com os fios sendo ligados diretamente entre as partes. E os motores (M) ficam nas extremidades da locomotiva, e os redutores de velocidade (R) - sobre os truques e rodeiros - mais ao centro, ao lado do peso central. Observem que o fios que comunicam os redutores (que captam a energia dos trilhos) ao motor, de cada lado, cruzam-se, ligando redutor a motor.

A polaridade dos motores também é ligada invertida, ou seja, + de um motor, onde é ligado o resistor do LED (farol) de um lado ao - do outro motor, do lado oposto. Observe o fio que passa por fora por toda a extensão da locomotiva, ligando os pólos invertidos dos motores que, assim, giram no mesmo sentido, deslocando a locomotiva. Se fossem ligados nos mesmos pólos, estando os motores invertidos em posição na carroceria da locomotiva, cada um tenderia a deslocar a locomotiva para um sentido, sendo, assim, opostos em movimento!

E, abaixo, o esquema APÓS a montagem do decoder DCC. Antes, é necessário cortar um fragmento do peso central (chumbo) com uma cegueta - tipo uns 3 mm - para o decoder ser assentado sobre este e, assim, caber na parte superior da face interna da carroceria:


Acima, então, a V8 com o diagrama do decoder DCC. Primeiramente, observe que são DESCONECTADOS os fios que iam dos redutores aos motores. Agora, os fios que vêm dos redutores (R) cruzam de um lado para o outro e são soldados ao Decoder recém-posicionado sobre o peso central de chumbo pré-cortado, no seu devido lugar que consta no manual do decoder. Geralmente na parte superior externa de cada extremidade do decoder, semelhante ao da AC44i.

E os fios que saem de um motor ligam-se aos do outro (veja que os pólos + ligam-se aos pólos - entre si!!), que, por sua vez, são ligados nos respectivos locais do decoder, no caso do da LDH, ao centro, de acordo com o manual.

Pronto! Agora é só colocar as locomotivas no Trilho de Programação (um segmento de trilho isolado para programação e testes), ligar este trilho à saída Program do Controlador de Velocidade DCC, e programá-la para rodar. Geralmente Prog (Prog Track) >> Enter >>> em Adr - - - - (Address, "endereço"), digitar os 4 números da locomotiva e clicar Enter. Tirar do Trilho de Programação e colocar no trilho da maquete (trilho principal), cujos fios são ligados ao Main Track do Controlador Digital de Velocidade/DCC. 

Espero que tenha ajudado!! Grande abraço!

(Se algo estiver em desacordo, por favor deixe um comentário. E sempre verifique o manual de instruções do decoder e do controlador antes de fazer as ligações, verificações e testes).




4 comentários:

  1. Muito Bacana! Mas ainda tenho que estudar muito! Sou totalmente iniciante, mas de tudo que li até agora, uns 20 dias estudando, o dcc é muito show, mas pra quem não tem experiência a coisa parece de outro mundo! Obrigado

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  2. Muito Boa a sua explicação fácil de entender.

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  3. Olá Elcio, por favor, estou tentando instalar um decoder LC201 Ane Models na minha AC44. Fiz toda a ligação dos dois motores em paralelo, ligando o borne superior do motor dianteiro ao borne inferior do motor traseiro ao fio cinza e liguei também o borne inferior do motor dianteiro ao borne superior do motor traseiro ao fio laranja. Acontece que quando coloco a locomotiva nos trilhos e aciono do comando NCE PowerCab os motores são acionados, a locomotiva anda de 2 a 5 cm e então para e os leds começam a piscar, indicando uma sobrecarga. Fiz todo de novo com um decoder Lais igual ao que vocês usam no vídeo e o resultado é exatamente o mesmo. Então desmontei tudo e fiz um teste ligando apenas um motor de cada vez. Os dois motores funcionam perfeitamente bem quando ligados individualmente, mas param de funcionar quando ligo os dois motores em paralelo. Você já viu esse problema e saberia me dizer como fazer para resolvê-lo? Agradeceria muito se alguém puder me dar uma orientação.

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  4. como seria a montagem e instalação com o lais 4 vias

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