sábado, 19 de setembro de 2015

Tutorial 41 - Limpando a Linha das Bobinas de AMV

Bom, na verdade, o título poderia ser: "Retirando excessos de AMV desnecessários e substituindo as bobinas eletrônicas por acionadores manuais de desvios"...

Nestas tomadas das fotos, há duas linhas principais, paralelas, sendo que havia dois AMV desnecessários, com seus respectivos acionadores eletrônicos por Bobinas, e mais dois AMV laterais a elas, com seus também dois acionadores eletrônicos. 

Ou seja, 4 AMV , "Aparelhos de Mudança de Via" ("desvios ferroviários"), com 4 bobinas. Vamos retirar 2 AMV desnecessários e suas respectivas bobinas e SUBSTITUIR as outras duas bobinas restantes por dois ACIONADORES MANUAIS de AMV... vamos ver como ficam as linhas e o traçado, limpos!!!

Primeiro, o traçado anterior: existem 4 Acionadores Eletrônicos com Bobinas. E 2 AMV que vamos retirar, um à esquerda e outro ao centro:


Onde está o duplo x (XX) são os dois AMV que vão sair. Onde está o x simples (X) é cada acionador eletrônico (Bobinas) que serão retiradas, e onde estão as setas é onde serão instalados os dois Acionadores Manuais de AMV...


Pronto! Retirados os dois AMV, e substituídos por trilhos flexíveis, já assentados e com os seus respectivos lastros de brita... E onde estão as flechas azuis, os dois Acionadores Manuais de AMV também já instalados. Um para a saída da área da rotunda (à esquerda) e o outro para a subida da serra (à direita)...


Reparem como o traçado fica muito mais "Clean", limpo e bonito, e com os acionadores manuais no lugar dos "trambolhos" dos Acionadores Eletrônicos com Bobinas..... 

Uma ressalva: claro que mantenho estes "trambolhos" rsrs mas distantes do alcance para serem acionados por interruptores eletrônicos... Perto do Operador, na lateral da maquete, percebi que é preferível mil vezes um acionador MANUAL, por ser mais ESTÉTICO e deixar a linha com mais estabilidade e sem descarrilamentos eventuais provocados pelos "desvios"...


O Acionador Manual instalado ao lado da linha.... modelo Vertical da alavanca de acionamento.


Colocado um muro de contenção, feito de madeira, para evitar deslizamentos de terra...



E do outro lado, próximo à Cabine do Operador de Linha, na subida para a Serra... este é um modelo Horizontal, onde o acionamento da alavanca dá-se neste sentido.


O traçado CLEAN. E os acionadores manuais, sem as bobinas anti-estéticas ao lado dos trilhos.... Não quer tirar o AMV? Ok! Troque só os Acionadores!

Você pode dizer: "Ah, mas podem-se pôr acionadores por baixo da maquete!". Sim, podem, mas além destes serem muito mais caros e trabalhosos, os acionadores manuais dão um charme todo especial à ferrovia... porém gosto é gosto, e vice-versa...


Ainda em dúvida? Compare o Antes e o Depois:


Grande abraço a todos!!!



Um comentário:

  1. O Elcio meu nome é jesseliel moro em São Roque Sp viu eu comprei esse acionador manual de desvio 210s caboose ferromodelismo mas não estou conseguindo colocar ele no trilho de desvio da frateschy com eu faço para colocar esse acionador manual .um grande abraço

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