terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bitola Ferroviária: aferição

Bitola. Você sabia? 

A bitola ferroviária é a distância entre as partes internas das superfícies dos trilhos (ou o espaço entre os trilhos) e, nos rodeiros, a distância entre as partes EXTERNAS dos flanges das rodas (e não o espaço entre as rodas, como muitos imaginam?) Este conceito é sobremaneira importante na hora de ajustar, com um paquímetro, um rodeiro que está alargado ou apertado demais aos trilhos!


Um rodeiro com bitola desajustada aos trilhos pode causar facilmente descarrilamentos, principalmente nas curvas, e a aferição com um paquímetro (simples ou digital) e o ajuste manual aumentando ou diminuindo a bitola do rodeiro pode corrigir este defeito que, muitas vezes, vem de fábrica, inclusive nos ferromodelos importados!

Fica a dica!

Detalhe: A bitola-padrão internacional para a escala HO (1:87) é de 16,5 mm, a mesma que a nacional Frateschi adotou no seu material rodante e trilhos. E corresponderia, na escala real (protótipo) à bitola de 1,600 m (também existe no Brasil a antiga bitola métrica, 1,000 m), embora a proporção para 1:87 não seja, aqui, exata. Porque se multiplicarmos os 16,5 mm do HO por 87 chegaríamos a uma bitola real menor que os 1,600 m, quer seja 1,435 m!



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