domingo, 26 de abril de 2015

Tutorial 20 - Prateleiras para Ferromodelos - Escala HO



Confecção de prateleiras artesanais para modelos ferroviários em escala HO (1:87). Feitas de madeira (aglomerado) de estante antiga, medidas previamente e cortadas em marcenaria ou com serra Tico-Tico.

São montadas com cola branca PVA, pregos e parafusos (opção sem vidro, para compor o cenário com a maquete subjacente), neste modelo com 9 casulos cada, cada um para dois ou três vagões, carros de passageiros ou locomotivas. Tampos de vidro ou acrílico podem ser acrescentados tanto lateral quanto verticalmente, com suportes laterais ou na parte inferior da peça.

Observação: Neste modelo eu não fiz os sulcos para encaixe e deslizamento de tampos de acrílico. Por ser um modelo rústico, pode-se colar um pequeno fragmento de ímã em fita (ou pequenos ímãs circulares achatados) nas 4 extremidades do tampo de acrílico (por estes serem mais leves), do tamanho da prateleira e outro ímã na própria prateleira! OU fixar parafusos-gancho em L nas extremidades superior e inferior da parte frontal da madeira/prateleira e encaixar o tampo.

Medidas da prateleira: 70x40 cm. Sarrafos de 5,5 cm de largura (profundidade) x 1,5 cm de altura. O comprimento dos sarrafos é de acordo com a disposição: 2 sarrafos (superior e inferior): 40 cm cada; 2 sarrafos laterais: 67 cm cada; 8 sarrafos paralelos internos: 37 cm cada. Altura de cada um dos 9 casulos: cerca de 6 cm.

Fundo de madeira compensada e fixada também com cola e pregos. Fixação com buchas na parede por contra-furos no compensado, dois na parte superior e outros dois na parte inferior da peça.

Começando...

Primeiro passo: sarrafos de 5,5 cm de largura (profundidade) x 1,5 cm de altura (para esta etapa costumo pegar a peça inteira e cortar em Marcenaria e depois montar o tamanho da peça de acordo com o gosto):



Corte dos tamanhos dos sarrafos com serra Tico-Tico



Medidas da peça  inteira: 70 cm de comprimento x 40 cm de largura:



Corte do compensado do fundo:


Cola branca PVA, pregos, parafusos...


Inversão da peça e esquadro da moldura em 90º. Colagem com cola branca PVA e fixação com pregos e parafusos. Para o uso dos parafusos fazer furo prévio com broca de diâmetro imediatamente inferior ao mesmo, para orifício-guia, evitando, assim, abrir a madeira.

2 sarrafos (superior e inferior): 40 cm cada; 2 sarrafos laterais: 67 cm cada:


Colagem das travessas: 8 sarrafos paralelos internos de 37 cm cada. Altura de cada um dos 9 casulos: cerca de 6 cm.




Colagem do tampo posterior:



(A conta matemática com lápis, na moldura, mostra a altura dos vãos entre os sarrafos: 6 cm!)



Fixação com pregos do tampo, na moldura...


...nas faces posteriores das travessas (observar a marcação com lápis de seu posicionamento no tampo)...


...e nas laterais:



Reforço com parafusos nas partes superior e inferior. E também reforçando novamente: para o uso dos parafusos fazer furo prévio com broca de diâmetro imediatamente inferior ao mesmo, para orifício-guia, evitando-se abrir a madeira/aglomerado:


Aspecto após a amarração da peça:



Furos no tampo de compensado (dois na parte superior e outros dois na parte inferior, com broca nº 3) para fixação da prateleira com buchas:


Pintura. Utilizo, por ser a peça artesanal e rústica, também, uma tinta caseira e à base d'água, cujo Pigmento é o Corante Líquido 'Xadrez' vermelho com uma gota de preto para fazer uma tonalidade vermelho-escura após a secagem, e a Resina da tinta a própria cola branca PVA ('Cascorez').

Tenho costume de pintar apenas a face frontal do Aglomerado, protegida por fita crepe por dentro e por fora:



Aspecto final após o acabamento:



(Ao fundo, outras prateleiras e a maquete Rio Seco...)



E a Prateleira pronta para ir para a parede










3 comentários:

  1. legal, me da algumas ideias mas como você inclui a frente de acrílico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, JP, tudo bem? Neste modelo eu não fiz os sulcos para deslizamento de tampos de acrílico. Por ser um modelo rústico, cole um pequeno fragmento de ímã em fita (ou ímãs pequenos circulares) nas 4 extremidades do tampo de acrílico do tamanho da prateleira e outro ímã na própria prateleira e pronto!

      Excluir
    2. E uma outra opção é fixar parafusos-gancho em L nas extremidades superior e inferior da parte frontal da prateleira e encaixar o tampo. Um abraço!

      Excluir