Para este modelo de Fim-de-Linha, um pedaço de trilho com dormentes...
Palitos de madeira
Colam-se os palitos para fazer as barreiras do fim-de-linha, com cola branca PVA ("Cascola') ou Cianoacrilato ("Tek-Bond"):
Recortam-se as laterais:
Cola branca PVA nas laterais dos trilhos, sobre os dormentes...
Uma terceira fila de madeira sobre as paralelas, para dar estabilidade, e uma frontal, como reparo dos batentes:
Bom, poderíamos já parar por aqui... um fim-de-linha de madeira já amarrado e instalado na linha! Mas vamos adiante em um novo modelo... britado!
Qualquer tipo de pedrisco, ou minério, branco, calcita, brita, cascalho, etc, etc, etc....
Fixando com cola branca PVA diluída em álcool líquido na proporção de 1:1. O álcool, por ser mais volátil que a água, evapora e seca o minério em poucas horas, já a água com cola demora cerca de 24 horas.
O técnico de linha resolveu colocar uma tela de aço para firmar os mourões de madeira.... No caso, uma tela de plástico, pintada depois com tinta acrílica prata. Ou uma tela de metal fina....
Para o reforço, o técnico resolveu recortar dois fragmentos de trilhos e soldar na tela, para o caso de uma eventual colisão e reforçar o fim-de-linha:
Aqui, isolando-os para a pintura da tela,no caso, de plástico.
Aspecto final. Um fim-de-linha totalmente inédito, diferente e exclusivo para a sua ferrovia...vão me perguntar: mas no meio da linha? É que um dos ramais está interditado, então virou pátio terminal de estacionamento de material rodante.....
Um reforço de minério na parte posterior do fim-de-linha e fixação com a mistura de PVA + Álcool....
Aí está:
Abraços a todos os amigos ferromodelistas!!!
PS:
(Agora, se você quer um fim-de-linha simples e muito eficaz, cole dois dormentes, um sobre o outro, sobre o trilho... com Bond..... veja o resultado e uma foto real... não espalha rsrs):
interessantissima elcoubração e maneira de fazê-la viver.
ResponderExcluirMuito obrigado, Giancarlo!
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