Alambrado para Ferromodelismo em Escala 1:87/HO. Modelo 2/Metal. Este alambrado foi confeccionado através de um Gabarito de Madeira e tela metálica galvanizada, soldada à moldura também de metal. A principal dificuldade é se fazer a moldura/gabarito, e depois, a solda. No mais, o resultado é o que se segue...
Primeiro passo: o Gabarito de madeira. Uma ripa de 35 cm x 5 cm (C x L)
A seguir, a demarcação. Utilizamos a mesma medida do tutorial anterior com tela de nylon e armação de arame 1 mm de diâmetro: Medida do Corpo do alambrado em torno de 2,0 cm de altura, com excessos superior e inferior de 0,5 cm, para o 'arame farpado' e a base, totalizando, então, hastes de 3,0 cm, e distância entre os mourões verticais de 2,3 cm:
Realização de sulcos para encaixe dos fios de metal de 1 mm de diâmetro. Utilizamos uma micro-retífica, podendo também ser utilizada uma cegueta ou serras de mão similares. Os dois sulcos horizontais devem ficar mais profundos que os verticais das hastes paralelas/mourões...
Gabarito pronto. Todos os demais alambrados agora seguem um padrão de dimensão e alinhamento adequados:
Utilização de um rolo de arame de metal de 1 mm de diâmetro, adquirido em lojas de materiais de construção (ou de '1,99'!!)
Para se esticar bem o arame, tração de uma extremidade com um alicate, com a outra extremidade fixada a um mini-torno de bancada:
Corte das duas barras horizontais do alambrado e encaixe no gabarito:
Corte das hastes verticais paralelas/mourões de 3 cm...
...e encaixe sobre as barras horizontais:
Fixando com fita crepe...
E soldando a cerca.
Com a base pronta, a tela do alambrado. Sugerimos a Tela Ciranda Areia Malha 10 Fio 28, adquirida facilmente em lojas de materiais de construção com 1 m de largura. O preço, em torno de 18 reais o metro linear (para alambrado que não acaba mais...), ou, ao câmbio atual deste, US$3,11 o metro linear (no caso, um metro quadrado):
Corte da tela com tesoura (em Diagonal!!!) e assentamento à armação do alambrado no lado oposto ao das colunas verticais. A tela neste caso vai até ao 'chão', medindo pouco menos de 2,5 cm (cerca de 2,3 cm) de altura, para permitir a fixação do alambrado à maquete com furos no tablado.
Nota: eu particularmente, não faço furos no tablado, mas fixo-o com cola branca PVA em alguns pontos da base, 'reforçados' com algum arbusto, ou detalhamento (tipo um entulho, uma pedra, um barril velho exposto ao tempo, etc...) Durante a fixação ao tablado com furos não invariavelmente ocorre empeno da peça!
Nota: eu particularmente, não faço furos no tablado, mas fixo-o com cola branca PVA em alguns pontos da base, 'reforçados' com algum arbusto, ou detalhamento (tipo um entulho, uma pedra, um barril velho exposto ao tempo, etc...) Durante a fixação ao tablado com furos não invariavelmente ocorre empeno da peça!
Solda da tela à armação:
E o resultado após a solda..... (observação: já feita uma pequena angulação da parte superior que, como dito no tutorial anterior, pode ficar para 'dentro' ou para 'fora' da área onde será instalada)...
E o 'arame farpado'... (na parte angulada da peça). Neste, ao invés de utilizarmos linha de sapateiro multifilamentar, como no tutorial anterior com a malha de nylon, utilizamos uma linha metalizada, adquirida em lojas do ramo... e colagem com cola branca PVA.... duas fileiras:
E aí está o alambrado finalizado. Esta linha metalizada é um tanto quanto retorcida, o que dá um aspecto de 'farpado' à mesma, e reflexiva à luz...
Detalhes interessantes dos reflexos do arame farpado da cerca, para ninguém roubar nosso material rodante de nossas ferrovias!!! Cerca finalizada, sem pintura!!!
E instalado na Maquete Rio Seco, nas Minas Gerais..... terra do queijo com doce-de-leite... (e das montanhas e ferrovias!!!)
Saudações ferromodelistas a todos!!!
Muito bom. Minha maquete vai crescer em detalhes com esses tutoriais. Parabens.
ResponderExcluirBom dia... esta solda é a mesma usada em material eletrico? consegue prender bem ou devo fazer com solda ponto?
ResponderExcluir