O modelo original de metal vendido em kit:
E o nosso na foto abaixo... vamos lá!
Para este vagão madeireiro foram usados basicamente madeira-balsa para o chassi e os arremates, dois truques Frateschi Arch Bar 20050 (ou 20000) - opção para truques sem engates e adaptação com Kadee - e pequenos detalhes que descrevemos a seguir....
Inicialmente, para o eixo principal do truque, um pedaço de madeira-balsa 10,5 cm x 1,0 cm x 0,5 cm (CxLxA), palitos de picolé e pequenos pedaços de papel-paraná ou papelão.
Antes, fixamos os truques. Temos ao menos 3 opções para tal: 1) Com uma arruela sob o encaixe dos pinos originais Frateschi:
2) Com uma arruela artesanal de plástico, estireno ou outro que encaixe no diâmetro de 8 mm para o pino original Frateschi, e fixação com um parafuso no chassi (observação que é necessário fixar uma outra arruela maior com cola Bond entre o chassi e o truque, para este girar livremente):
ou 3) Usando uma arruela de metal própria, No. 4, de 7 mm de diâmetro externo (o orifício de encaixe do pino dos rodeiros Frateschi tem 8 mm de diâmetro):
A seguir, três batentes de 3 cm, dois sobre o chassi, e um abaixo, ao centro. Nas fotos que se seguem, os dois superiores, com centro destes a 2 cm das extremidades do eixo principal, no mesmo rumo do centro de cada truque já instalado:
Detalhamento com palito de picolé, papelão paraná ou similares nas extremidades dos dois batentes superiores e sobre as extremidades do eixo principal. Colagem com cola branca PVA ("Cascola", "Tenaz"):
Realização de 4 furos com mini-broca para passagem da amarração. Fizemos estas com barbante, mas pode ser utilizado outro material, como fio de aço, nylon ou outros...
Terminada a amarração superior.
Detalhe. E também 'ponteiras' sobre, no caso, os fragmentos de palitos de picolé, para apoiar as toras de madeira que virão no final...
Invertendo o chassi, o terceiro batente que citamos, com dois furos por mini-broca para a amarração inferior com fio de metal:
Encaixe dos fios de metal (clipes esticados ou arame de 1 mm). Colagem nas partes inferiores dos batentes superiores:
Aspecto parcial:
Pintura com tinta à base d'água. Utilizo Corante 'Xadrez' vermelho e um pouco de preto, e cola branca PVA, aplicados com pincel macio.
Para a 'fixação' dos reforços das 'chapas de metal' nas extremidades do chassi, alfinetes...
E pintura com envelhecimento com Pátina. As cabeças dos alfinetes são cortadas em seu limite, e coladas com PVA ou Bond, dando um aspecto de reforço da chapa metálica:
Faltou um volante de freio ao vagão, para o caso da necessidade de se parar o mesmo... adquirimos em lojas de bijuterias estas peças em latão que, depois de limadas em sua espessura e também em seu diâmetro, fica já com o aspecto final:
À direita, a peça original. E à esquerda, o volante confeccionado:
Um pedaço daquele resto de alfinete, e colagem com Bond na 'chapa metálica' de apenas um dos lados do vagão, e no volante de freio:
Outra parcial. Observe que já envelhecemos os rodeiros com a técnica de Wash e Dry Brush, matéria de outro tutorial deste Blog:
Em frente à Estação Ferroviária Rio Seco, antiga Eng. Passos.....
Quem não se emociona com os trens, não??!!!
Até este agroempresário rendeu-se ao exemplar....
Três peças feitas em série...
E mais dois 'detalhes'. Com uma corrente, também adquiridos em lojas de Bijuterias...
Uma fixação inferior para sustentar o batente:
E para a amarração das toras de madeira.... de plástico? Não! Madeira real. Feita com Pingo-de-Ouro, ou Arbusto ("Duranta erecta", "Duranta repens"... sim, seus nomes científicos!). Ou, como nosso amigo Marcio Barker gosta, "Violeteira"! Cuidado com os espinhos....
ASPECTO FINAL:
Esperamos ter conseguido reproduzir as peças da net, com algumas variações... Saudações ferromodelistas a todos!!
Obrigado pelo tutorial. Congratulações
ResponderExcluirFico muito feliz em poder estar contribuindo com o hobby, e que tenha gostado, Giancarlo Valente. Grande abraço e obrigado!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstamos em 2021 é achei esse tutorial, estou vidrado nas maquetes. Obrigado mesmo pelas dicas.
ResponderExcluirA satisfação é nossa, Irwing! Aproveite o hobby! Um grande abraço. Elcio.
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