Vagão-Plataforma da MRS transportando rodeiros apoiados por vigas de madeira nas laterais.... enferrujando ao tempo.....
Os rodeiros são ingleses Märklin, de metal, escala OO - 1:76 (um pouco maiores se comparados com os do vagão MRS) para corrente alternada, os quais substituímos por rodeiros Frateschi escala HO - 1:87 - para corrente contínua das maquetes brasileiras...
Esta escala é a versão inglesa das HO, e praticamente só utilizada no Reino Unido. Primeiro, um envelhecimento com tinta hidrossolúvel na base do vagão e, no lugar dos trilhos para acomodar os rodeiros, que são todos de metal, optamos por acomodá-los com sarrafos de madeira:
Os rodeiros são ingleses Märklin, de metal, escala OO - 1:76 (um pouco maiores se comparados com os do vagão MRS) para corrente alternada, os quais substituímos por rodeiros Frateschi escala HO - 1:87 - para corrente contínua das maquetes brasileiras...
Esta escala é a versão inglesa das HO, e praticamente só utilizada no Reino Unido. Primeiro, um envelhecimento com tinta hidrossolúvel na base do vagão e, no lugar dos trilhos para acomodar os rodeiros, que são todos de metal, optamos por acomodá-los com sarrafos de madeira:
Efeito de desgaste na base do vagão (pintando o assoalho da plataforma com mistura de cola branca PVA com tinta 'Xadrez' laranja misturada com marrom). Depois de seca, forma-se uma placa endurecida, e a lixamos com uma lixa d'água no sentido do eixo maior do vagão, quando as placas se soltam...
Estes rodeiros foram retirados de Carros de Passageiros alemães antigos, todos em metal, de meados da década de 1940, para conversão de Corrente Alternada (que fecham curto-circuito nos trilhos e circuitos brasileiros, por exemplo) para Corrente Contínua. Na foto abaixo, um vagão original:
Na foto a seguir, os dois rodeiros: à esquerda, OO, e à direita, HO (Frateschi):
Em um mesmo vagão, os dois rodeiros. Observação: já houve, aqui, a conversão, com calços nos mancais do chassi onde as rodas HO se encaixam:
Comparativo das duas dimensões na escala. a bitola de ambas é a mesma. Observem que a bitola é a distância entre as partes internas das superfícies dos trilhos (ou o espaço entre os trilhos) e, nos rodeiros, a distância entre as partes externas dos flanges das rodas (e não o espaço entre as rodas!)
Aqui dois vagões, à esquerda convertido para Corrente Contínua, e à direita o original, para Corrente Alternada
Tutorial completo da conversão: http://redeferroviariarioseco.blogspot.com.br/2015/04/tutorial-17-conversao-de-vagoes-para.html
Muito bonito este trabalho só faltou informar a quantidade de rodeiro
ResponderExcluirrsrs obrigado!!!
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