Confeccionando uma Caixa d'água para locomotivas a vapor em Escala HO:
Caixa de plástico de 'Band Aid'! Medidas: 9,5 cm x 3,5 cm x 2,0 cm (CxLxA):
Retirando a tampa...
Dois segmentos de madeira-balsa retangular para a base da caixa d'água e quatro pés de madeira-balsa cilíndricas. Altura total da caixa d'água: 7,5 cm
Cortado fio de aço para modelismo para a tela superior da caixa. A princípio pensamos em utilizar uma mini-broca para trespassar os orifícios onde seriam encaixados os fios, mas optamos para furar com outro pedaço aquecido ao fogo:
Resultado após o encaixe. Optamos em não fazer sua tampa superior, semelhante à de Pindamonhangaba:
Uma pintura de tinta acrílica em spray cor preto fosco:
Caixa d'água de Pindamonhangaba (foto/créditos Site "Centro-Oeste Brasil", http://vfco.brazilia.jor.br/):
'Água' feita com cola branca PVA pura que, posteriormente, recebeu uma gota de tinta preta solúvel em água. Resina e água artificial são outras opções, assim como tampar a caixa... um detalhe, foi feito um 'cano' de captação da água, com 'emendas' feitas de tubos de borracha retráteis ao fogo, utilizados para reencapar emendas de fios soldados. Em ferromodelismo são muito utilizados para instalação de decoders em locomotivas:
Após a secagem, instalação de uma escada lateral:
Confecção da 'torneira' da caixa d'água com pedaços de clipes de papel e borracha de encapar:
Furo com broca na parte mais baixa da caixa d'água:
Encaixe do cano:
Realização de reforços da chapas metálicas laterais da caixa. Círculos centrais feitos com aros de chaveiros e reforços superiores, inferiores e laterais, assim como os 'X' dos mesmos (fotos abaixo), feitos com fios de solda. Um fio de solda esticado por dois alicates, cortados e colados com cianoacrilato ou cola branca PVA.
Começando com as aferições:
Quadrados de lado 1,8 cm:
Elos de chaveiros (4 mm), clipes...
Reforços nas extremidades:
Desempeno dos anéis:
E colagem nos centros dos quadros.
Fio de solda para as barras paralelas (18 mm) e para os 'X' (10 mm):
Nesta etapa optamos por fazer uma 'base de concreto' às 'colunas' de mesmo material, recortando segmentos destas colunas e bases feitas de madeira balsa, para assemelhar-se às caixas d'água de ferrovias estilo inglês:
Após a secagem, uma nova demão de tinta spray preto fosco e, depois, lixamos as arestas em relevo com uma lixa d'água, simulando o desgaste da tinta enegrecida das chapas metálicas laterais.
Aspecto final:
E opção 2 - Desgastando as arestas com Lixa D'água:
A caixa d'água artesanal em HO.....
... e o protótipo, na Estação de Joaquim Murtinho no município de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. (foto/créditos Site "Amantes da Ferrovia", http://www.amantesdaferrovia.com.br)
Parabens pela postagem , muito util .
ResponderExcluirSHOW!!!
ResponderExcluirBelo trabalho
ResponderExcluir