Fazendo uma base a partir de um Apagador de Quadro-Negro para um Expositor de Ferromodelos.
O apagador:
Aproveitando-se do apagador completo, onde o feltro servirá de base como acabamento para evitar riscos, faz-se a pintura da madeira. Utilizo uma mistura simples de cola branca PVA, corante 'Xadrez' líquido, no caso, marrom e, se quiser, um pouco de álcool líquido para maior diluição. Aplica-se com pincel macio. Seca em poucos minutos!
A seguir, mede-se e corta-se o trilho. Utilizo uma mini-retífica Dremel. Então, colagem diretamente na madeira com cianoacrilato 'Tek Bond'. Neste caso, para expositores, não costumo utilizar base de cortiça ou EVA, porque não haverá circulação dos ferromodelos, é um diorama e, logo, não é necessário um artefato de amortecimento/estabilizador da composição e redutor de ruídos...
Uma gota da cola entre dormentes, em quatro ou cinco pontos da peça.
Aplicação de pedrisco e fixação com solução de cola branca PVA ("Cascola", "Tenaz") e álcool líquido, na proporção de 1:2. Antigamente utilizava 1:1, mas parecia que a solução ficava um tanto quanto espessa demais, e, depois de seca a solução, dava um certo aspecto brilhoso ao lastro. No lugar do álcool pode-se utilizar água, mas demora de 24 a 48 horas para secar. O álcool é mais volátil que a água e seca em torno de 6 a 12 horas.
Retirada dos pedriscos sobre as faces interna e lateral dos dormentes:
E do centro dos dormentes. Esteticamente penso que fica melhor sem pedriscos sobre os mesmos.
Por fim, com o mesmo pincel macio, retira-se o excesso da brita nas partes adjacentes
E a aplicação da solução cola branca PVA/Álcool líquido na proporção 1:2. Duas a três gotas entre os dormentes. Notar que a solução com a cola escorre para as laterais por capilaridade, contemplando os pedriscos do lado de fora dos trilhos! A cola sobre os dormentes, que eventualmente caia, após a evaporação do álcool não deixará marcas.
Depois de seco, lixamos os bordos, para dar realce e aspecto de desgaste e envelhecimento:
Para dar um charme à peça, pegamos um grampo de metal / prendedor para pastas de arquivos.
Cortamos com tesoura no limite dos suportes.
E colamos com cianoacrilato 'Tek Bond'. O prendedor será a Placa de Identificação da peça. Se se quiser, pode-se escrever o modelo da peça exposta com uma ponteira em uma mini-retífica, ou apenas deixar como detalhe à mesma:
Faltou o acabamento final, que é a fixação de fins-de-linha nas extremidades dos trilhos. Dois dormentes sobrepostos. Fixação com o mesmo cianoacrilato.
Aspecto final:
O protótipo em escala 1:1...
Expositor finalizado. Detalhe: o feltro de 'apagar' encaixou-se perfeitamente no propósito da base do expositor! Foi feito para isso também???
Ainda havendo a possibilidade de se escolher Com ou Sem lastro! Fica a gosto do modelista!!!
Três Apagadores-Expositores de Ferromodelos prontos:
Se for do desejo do modelista, fixa-se as rodas do modelo com cola branca PVA, para não caírem ou deslocarem durante manuseio da peça. Pode ser retirada quando quiser.
Os expositores com alguns exemplares:
Abaixo, foto-reprodução do filme 'Somos Tão Jovens', sobre a vida do cantor e compositor Renato Russo, da banda brasileira Legião Urbana. À direita na foto, em seu criado-mudo, um modelo deste vagão-tanque do Ferrorama, em escala S (1:64), que modelei para truques nas fotos acima, em HO (1:87).
Nenhum comentário:
Postar um comentário