terça-feira, 3 de novembro de 2015

Free-mo - Maquetes Modulares: desvendando o sistema

Há alguns dias, durante uma discussão em nosso grupo do Facebook "Ferromodelismo Maquetes e Trens" (https://www.facebook.com/groups/673699759307858/) com o amigo Jonatas Braga Gaudêncio (também conhecido como Johnny Vaporosa) em um post, fiz algumas perguntas sobre o sistema de construção de maquetes denominado Free-mo. E foi-nos indicado nosso amigo Rica Ferromodelista, que gentilmente detalhou todo o procedimento, o qual repasso com todos os créditos do conteúdo e das fotos. Obrigado aos amigos ferromodelistas para esta divulgação do Free-mo!


Foto: Rica Ferromodelista, 31/10/2015 - A belíssima locomotiva Kato AC44i Rumo fase II do Andre Hippolito liderando composição no free-mo.br em Cubatão

O que é uma Free-mo?

Rica Ferromodelista: Free-mo é um sistema norte-americano de construção de maquetes em módulos. Baseado nas regras do Free-mo foi criado o free-mo.br. Basicamente existe uma medida padronizado para a conexão de um módulo à outro com o posicionamento da linha também padronizado. Essa medida determina as dimensões da Placa Terminal, que será a interface de conexão entre módulos free-mo.br.



Qual o objetivo dos módulos? 

Rica Ferromodelista: O objetivo principal é permitir que o modelista recrie um trecho de ferrovia ou crie um trecho imaginário, e consiga interligar esse trecho (módulo) ao de outros modelistas, e com isso possam ser realizadas operações mais realísticas como ocorre em ferrovias. Daí o free-mo.br ser montado em traçados ponto-a-ponto.
No free-mo.br o módulo é um trecho de ferrovia, que pode ser uma peça ou mais peças, ou seja, um módulo pode ter uma peça de 90cm, 100cm, 105cm, 110cm ou outro comprimento, 200cm por exemplo. Ou então o módulo free-mo.br pode ser dividido em mais peças, que chamamos de seções. Exemplo: um módulo de 4m de comprimento pode ser formado por 4 seções de 1m cada.




Cada módulo ou parte deles é de um modelista ou todos de um só? 

Rica Ferromodelista: Cada modelista pode fazer quantos módulos desejar. É possível fazer, por exemplo, um módulo de 2m com 2 seções de 1m cujo tema seja uma pequena oficina ou armazém à beira da linha, e também fazer um outro módulo com tema voltado para cenário de cidade ou apenas paisagem. A escolha é livre, e esses módulos distintos não precisam ser montados necessariamente um após o outro. Podem estar em posições distantes entre si dentro do layout. Se houver interesse de criar um grupo ou uma associação, pode-se ter definido que cada um tenha seu módulo ou que os módulos sejam construídos em conjuntos, passando a pertencer ao grupo... isso é livre. Na imagem a seguir um exemplo de um layout com a descrição do proprietário de cada módulo sendo alguns de um grupo.




Eles são montados e depois podem ser remontados em outras posições? 

Rica Ferromodelista: Exatamente. O fato de haver um padrão de posicionamento da linha nas extremidades do módulo free-mo.br, permite que o módulo seja montado em posições diferentes e até mesmo em sentido inverso.
Veja as imagens a seguir




Como se dá a ligação dos trilhos, ajustes e nivelamentos?

Rica Ferromodelista: Por padrão, uma das normas do free-mo.br, é cortar os trilhos a 2,5cm da extremidade do módulo. A grade de dormente e o lastro são mantidos até a ponta, mas os trilhos são cortados 2,5cm antes do final. Com isso, ao juntar-se dois módulos free-mo.br, haverá um espaço de 5cm entre os trilhos. Nesse espaço é colocada uma peça de trilho, que chamamos de “Ponte de trilho”, que fará a conexão dos trilhos. Nessa Ponte de trilhos colocam-se duas talas de junção, ao encaixar a ponte no espaço entre os trilhos, as talas são puxadas para fixar a ponte ao trilho do módulo.
O nivelamento se faz utilizando sapatas rosqueáveis nos pés dos módulos.







Rica Ferromodelista: Sapata rosqueável para nivelamento dos módulos free-mo.br




O Blog agradece Rica Ferromodelista as excelentes explanações a respeito do Free-mo, à sua atenção e parabenizamos a todos do free-mo.br pela dedicação e todo o esforço neste sistema de maquetes aplicado ao Ferromodelismo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário