Técnicas de Envelhecimento usando Wash e Dry Brush
Inicialmente, dá-se um banho uniforme de tinta spray em todo o material, por exemplo, prata, para fazer a uniformização do desgaste pela exposição no tempo. Esperar secar:
A seguir, aplicar um fundo com outra cor, neste exemplo, com pincel em preto líquido (utilizei tinta "Xadrez" liquida diluída em Cola PVA "Tenaz", "Cascola"), que escorre nas peças formando uma base líquida (Wash, "Molhar"), com o fundo imitando sujeira. Esperar secar:
Depois, utilizar a técnica do Dry Brush ("Pincel Seco"), uma sobreposição de tinta para realçar impregnação e desgaste pelo tempo nas partes dobradas, anguladas e elevadas. Neste exemplo, utilizei tinta "Xadrez" líquida na cor laranja diluída em Cola PVA "Tenaz", "Cascola"), molha-se um pincel macio na solução da tinta e aplica-o em um papel repetidas vezes, até utilizar quase toda a tinta, praticamente não sujando mais o papel. Então, com suave pressão, aplica-se o pincel nas beiradas do material, simulando o desgaste e a ferrugem. Outra opção é usar direto a tinta acrílica cor Ferrugem da Acrilex ou similares. Repetir o processo em toda a superfície externa da peça:
Por fim, pode-se, para reforçar o envelhecimento, usar uma lixa d'água bem fina, seca, e lixar suavemente algumas áreas da superfície, dando um aspecto de irregularidade natural da ação do tempo... Aspecto final:
Nenhum comentário:
Postar um comentário