sábado, 17 de dezembro de 2016

Tutorial 59 - Brita para a malha ferroviária (Pedriscos)

Neste tutorial, uma maneira muito simples de se pintar pedriscos para a malha ferroviária de maquetes, em escala HO, utilizando pedra triturada adquirida em lojas de flores/ornamentos/1,99, ou seja, pedras de aquário ou jardinagem.


Antes da produção da brita, uma breve observação sobre a GRANULOMETRIA (dimensão da brita) para utilização em escala 1:87 (HO). Tal observação está também neste Blog na página http://redeferroviariarioseco.blogspot.com.br/2015/05/discussao-lastro-ferroviario.html:

"Se formos seguir a Granulometria exata da Brita 3 (escala real de 19 a 50 mm e em HO de  0,22 a 0,57 mm), ou com malha de 38 mm, deveríamos ter pedriscos com malha 0,43 mm (38 mm/87). E se considerarmos os achados em ferrovias brasileiras (até 100 mm em escala real), até 1,1 mm em HO. 

Resumindo, o tamanho (comprimento) do pedrisco em HO deve estar entre 0,22 mm e 1,1 mm, com uma média geral de 0,43 mm!

Assim, tanto o pedrisco branco alternativo quanto o das lojas de ferromodelismo estariam dentro da escala. Já a areia grossa ficaria abaixo desta média, assim como pedriscos artesanais eventualmente maiores que 1,1 mm."

Dito isso, adquirimos o produto em saquinhos de 800 gramas. Geralmente utilizo o descolorido, ou branco, mas, para este post, utilizamos outro de cor azul clara, para verificarmos se o colorimento ficaria também satisfatório. O preço de um pacote de 800 gramas ao valor do Real em 2016 = R$1,75, ou, ao dólar comercial na cotação atual (dez/2016), 1 Dólar = 3,4 reais, então, cerca de 50 centavos de dólar!

Primeiro, a brita descolorida (que pode ser misturada à colorida, após a secagem, para dar um tom degradê/misto de acordo com a vontade do ferromodelista):


E a pedra azul clara:


Utilização de corante marca 'Xadrez' da cor preta:


A proporção da tinta é de aproximadamente 1 gota do corante para cada 100 g de pedra. No caso, aqui, cerca de 8 gotas do corante puro, distribuído no centro da brita, após se fazer um cavo no centro, onde irá posteriormente a água para diluição:





Então se adiciona a água, cerca de 50 ml (meio copo), ao centro. Pode-se utilizar, no lugar da água, álcool líquido, para secagem mais rápida, por ser este mais volátil que a água.





E, semelhantemente ao feitio de massa de concreto, cobre-se a água, que já diluiu a tinta, tendo o cuidado para não deixar a água extravasar.




Mistura-se tudo, e a tinta diluída vai se esparramando para o restante da brita:



Ao final do processo, depois de cerca de exaustivos 5 minutos de trabalho, a brita já totalmente colorida, e, neste caso, já ficando com um tom degradê natural... misturei com uma colher pequena (de café) guardada apenas para este fim:


Observe a uniformidade da cor, em tom degradê. Pode-se, agora, adicionar mais tinta preta, diluída em um pouco de água, se assim o modelista desejar. Observação: utilizei uma folha de jornal por baixo, mas se o piso sujar, um pano com água retira-a totalmente, por ser a tinta 'Xadrez' hidrossolúvel:


Esparrama-se o pedrisco, para secagem, em torno de 6 a 12 horas.



O resultado final.




Saudações ferromodelistas!!!


8 comentários:

  1. Fala Elsio, em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Fantástico mesmo. Sempre fui aeromodelista, mas depois que mudamos pra Marília em 2005, ficou muito difícil voar por aqui. Esses dias antes de virar o ano, a paixão de criança pelos trens, voltou. Vi muitos vídeos, fotos, etc, mas ainda estou no planejamento. Encontrar seu blog, foi ótimo porque tem dicas muito boas pra quem está começando como eu.
    Continue sempre.
    Um abraçao,
    Tom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, desculpe a demora para responder.. explore ao máximo tudo que puder, e sucesso no novo hobby!! Forte abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado, Benício.. desculpe a demora para responder... faça sim, o hobby tem sempre muitas opções legais! grande abraço!!

      Excluir
  3. Eu não sabia que essas pedras eram vendidas em lojas de jardinagem. Eu comprei duas garrafas na Lupatelli e depois meio quilo do Lucas da Hobby Trees e todas eram areias. Eu fiquei muito chateado, estou com material inútil. Aqueles cristais das areias não pregam pigmento e continuam a brilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, este é um problema. A areia grossa tem no máximo 0,3mm, sendo pequena para simular lastro ferroviário em HO. O pedrisco deve ter em cerca de 0,43 mm em média, e a sílica da areia também não permite coloração, já a brita sim. Um abraço!! Elcio

      Excluir
  4. tem como fazer essas pedras em casa utilizando um pouco da brita zero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Lino. A brita zero é um pouco grande para simular uma escala HO, sendo necessário triturá-la para atingir cerca de metade de sua granulometria. Um abraço!! Elcio.

      Excluir