sábado, 17 de dezembro de 2016

Tutorial 59 - Brita para a malha ferroviária (Pedriscos)

Neste tutorial, uma maneira muito simples de se pintar pedriscos para a malha ferroviária de maquetes, em escala HO, utilizando pedra triturada adquirida em lojas de flores/ornamentos/1,99, ou seja, pedras de aquário ou jardinagem.


Antes da produção da brita, uma breve observação sobre a GRANULOMETRIA (dimensão da brita) para utilização em escala 1:87 (HO). Tal observação está também neste Blog na página http://redeferroviariarioseco.blogspot.com.br/2015/05/discussao-lastro-ferroviario.html:

"Se formos seguir a Granulometria exata da Brita 3 (escala real de 19 a 50 mm e em HO de  0,22 a 0,57 mm), ou com malha de 38 mm, deveríamos ter pedriscos com malha 0,43 mm (38 mm/87). E se considerarmos os achados em ferrovias brasileiras (até 100 mm em escala real), até 1,1 mm em HO. 

Resumindo, o tamanho (comprimento) do pedrisco em HO deve estar entre 0,22 mm e 1,1 mm, com uma média geral de 0,43 mm!

Assim, tanto o pedrisco branco alternativo quanto o das lojas de ferromodelismo estariam dentro da escala. Já a areia grossa ficaria abaixo desta média, assim como pedriscos artesanais eventualmente maiores que 1,1 mm."

Dito isso, adquirimos o produto em saquinhos de 800 gramas. Geralmente utilizo o descolorido, ou branco, mas, para este post, utilizamos outro de cor azul clara, para verificarmos se o colorimento ficaria também satisfatório. O preço de um pacote de 800 gramas ao valor do Real em 2016 = R$1,75, ou, ao dólar comercial na cotação atual (dez/2016), 1 Dólar = 3,4 reais, então, cerca de 50 centavos de dólar!

Primeiro, a brita descolorida (que pode ser misturada à colorida, após a secagem, para dar um tom degradê/misto de acordo com a vontade do ferromodelista):


E a pedra azul clara:


Utilização de corante marca 'Xadrez' da cor preta:


A proporção da tinta é de aproximadamente 1 gota do corante para cada 100 g de pedra. No caso, aqui, cerca de 8 gotas do corante puro, distribuído no centro da brita, após se fazer um cavo no centro, onde irá posteriormente a água para diluição:





Então se adiciona a água, cerca de 50 ml (meio copo), ao centro. Pode-se utilizar, no lugar da água, álcool líquido, para secagem mais rápida, por ser este mais volátil que a água.





E, semelhantemente ao feitio de massa de concreto, cobre-se a água, que já diluiu a tinta, tendo o cuidado para não deixar a água extravasar.




Mistura-se tudo, e a tinta diluída vai se esparramando para o restante da brita:



Ao final do processo, depois de cerca de exaustivos 5 minutos de trabalho, a brita já totalmente colorida, e, neste caso, já ficando com um tom degradê natural... misturei com uma colher pequena (de café) guardada apenas para este fim:


Observe a uniformidade da cor, em tom degradê. Pode-se, agora, adicionar mais tinta preta, diluída em um pouco de água, se assim o modelista desejar. Observação: utilizei uma folha de jornal por baixo, mas se o piso sujar, um pano com água retira-a totalmente, por ser a tinta 'Xadrez' hidrossolúvel:


Esparrama-se o pedrisco, para secagem, em torno de 6 a 12 horas.



O resultado final.




Saudações ferromodelistas!!!