quinta-feira, 16 de julho de 2015

Tutorial 39 - Assoalho de Madeira em Vagão-Plataforma HO




Vagões-Plataforma, ou Pranchas, são dos mais bonitos em Ferrovias e Ferromodelismo, quer vazios quer transportando os mais variados tipos de cargas.

Mas os modelos em miniatura do Hobby são feitos ou em plástico ou em metal (os mais antigos), e não deixam de ter um aspecto um tanto quanto artificial em seu assoalho, principalmente após receberem a carga. Mudando um pouco isso, façamos uma base/assoalho de madeira real...

O vagão original:



O material principal para a base de madeira: a parte externa de uma caixa de fósforos.


Abrindo-a, vemos que a madeira foi distribuída em um sentido, e faremos o recorte de cada tábua para a base do vagão, em seu comprimento, no mesmo sentido:


Utilizamos a medida de cada tábua com 5 mm de largura:


Fazemos a demarcação com lápis preto 4B. E tem sua importância: esta impressão fará o próprio limite visível entre as tábuas depois de assentadas no vagão, dando um efeito de envelhecimento natural...

Relembrando: demarcação e recorte das tábuas, em seu comprimento, no sentido da disposição da madeira:


As tábuas pré-cortadas a serem coladas com cola branca PVA ("Cascorez"):



Depois de assentadas e já secas, cerca de dez a quinze minutos após, lixam-se as laterais com lixa d'água para retificá-las. Vejam o que dissemos logo atrás, a marca do lápis fazendo o efeito de envelhecimento e separação entre as tábuas:


Aspecto final, após a retificação das laterais:


No lugar do volante de freio manual, um ajuste no comprimento de uma das tábuas...




Agora, montando uma carga. Optamos aqui por duas bobinas de aço, frutos de outro tutorial aqui (http://redeferroviariarioseco.blogspot.com.br/2015/04/tutorial-04-confeccao-bobinas-ho-para.html). As toras sustentadoras das bobinas foram feitas com palitos de fósforos pintados na mesma cor do vagão. 

De acordo com o gosto do modelista, a base ainda pode ser trabalhada em seu envelhecimento e/ou pintura, com verniz ou outras tintas e técnicas. Aqui deixamos a madeira crua:



A bobina já pronta para o transporte.


Pronto. O vagão-plataforma com uma base de madeira real...


Detalhe:



Saudações a todos!!!


2 comentários:

  1. Interessante o detalhamento do uso do lapis. Congratulações não só por isso, mas or tudo ( a cor da escora da carga, por exemplo )

    ResponderExcluir