Este é um mini-tutorial, na verdade, e resolvi postar ele aqui para mostrar a simplicidade e a facilidade da união de pequenas peças 'sobrando' para fazermos um depósito de carvão mineral para locomotivas a vapor ao lado da ferrovia. O barraco foi adquirido separadamente, já pronto.
O material para o depósito: um cercado com madeira de estrado para mesa, carvão mineral de geladeira, uma escada, um pedaço de cerca artesanal feito de tela de peneira, arbusto de uma árvore, tufos de arbustos 'Noch', uma roda qualquer sobrando (neste caso em qualquer escala de 1:64 a 1:100, porque há rodas de trator maiores, de carrinho de mão pequenas, etc), cola branca PVA, cianoacrilato, álcool líquido...
Primeiro fazendo o cercado. Uma base de papel-cartão ou 'Chamex' comum, e cianoacrilato ('Tek Bond', 'Super Bonder', etc). Pega-se a esteira de mesa e recorta-se aproximadamente em 6cm de comprimento por 3cm de largura e 1cm de altura (lembrando que a altura média de uma figura humana em escala HO, 1:87, é de 1 a 2cm):
Cola com cianoacrilato:
Recorta-se com uma micro-retífica ou serra comum:
Montagem e colagem com cola branca PVA ('Cascola', 'Tenaz', etc):
Depois preenche-se com carvão de geladeira. O tamanho já é o aproximado na escala HO (se não tiver carvão pode-se utilizar pedrisco de brita e pintá-lo de preto com mistura de cola branca PVA e Tinta 'Xadrez' líquida preta). Fixar o minério dentro e esparramado por fora do cercado com mistura de cola branca PVA + álcool líquido na proporção de 1:1. Colar o arbusto por trás da cerca, e os arbustos marca Noch (tufos). Colar o pneu encostado num canto qualquer... e fixar a escada!
Espera-se um dia para secar tudo, e recorta-se o papel no molde para ir para a maquete:
Simples, fácil, e compartilhável!!! Por que não??
Observem que são feitos reforços de sujeira no sobrado com a mistura de tinta 'Xadrez' líquida preta com cola branca PVA, aplicada com um pincel macio quase seco, depois de tirar o excesso da tinta em uma folha 'Chamex' (técnica de envelhecimento conhecida como Dry Brush). Embaixo, nas paredes laterais, na frente... carvão que não suja o ambiente não existe, né?!
Detalhe:
Agora assentando a peça na maquete: derrama-se mais carvão mineral ou pedriscos de brita que depois serão pintados de preto, no limite entre a maquete e o carvão da peça, para simular contiguidade! Fixa-se novamente este reforço de minério com a solução de cola branca PVA + álcool líquido 1:1, e...
...uma peça inédita na maquete, artesanal, caseira. Modelismo Ferroviário! Abraços....
Nenhum comentário:
Postar um comentário