quinta-feira, 23 de junho de 2016

Tutorial 55 - Acionador Caseiro Manual de AMV

Acionador Manual Caseiro de Desvios

(Manual Railroad Track Switch)

O modelo busca inspirar-se, pela facilitação da confecção caseira do Acionador, deste outro modelo abaixo, onde o acionamento dá-se perpendicularmente aos trilhos:


Vamos lá! Como sempre, algo fácil, simples e, principalmente, barato...

Primeiramente, um fio de aço de aproximadamente 0,8 mm de diâmetro.


Fazemos uma curvatura em forma de 'bengala' para que a mesma entre no suporte do acionamento do próprio AMV:


Retiramos a bobina elétrica do AMV, com sua agulha, para o posicionamos o fio de aço:



Cortamos dois dormentes...


Encaixamos o fio de aço e posicionamos os dormentes em torno dele:



Deixamos uma folga de 1 dormente de largura entre os que serão colados no tablado...


Colagem com Cianoacrilato ("Tek Bond" Média Viscosidade).


Com um alicate de precisão, dobramos em ângulo reto para cima o fio de aço, para permitir a alavanca manual em direção e contra os trilhos:


Depois disso, cortamos dois fragmentos de um dormente, com cerca de 10 mm de comprimento cada, que serão colados sobre os outros dois fixos. Um sobre o fio e outro além dele. Serão colados um em uma posição da agulha do AMV e o outro, na outra posição da agulha...


Colamos os fragmentos também com Cianoacrilato.


Aspecto final, mostrando as peças coladas. Falta UM pequeno detalhe: quando o material rodante PASSA sobre as agulhas do AMV, geralmente estas agulhas se mexem, causando DESCARRILAMENTOS. Para evitar isso, colocaremos um dormente atravessado entre um fragmento e a haste da alavanca!



Na posição abaixo, o dormente-estabilizador das agulhas está posicionado, sem colagem, entre o fragmento do dormente colado mais próximo dos trilhos e o fio de aço (haste da alavanca), de modo que as agulhas do AMV - observe - estão direcionadas INFERIORMENTE, e não se mexem:


E na próxima foto, o contrário, o dormente é encaixado, sem colagem, entre o fragmento do dormente colado mais distante dos trilhos e o fio de aço (haste da alavanca), mantendo as agulhas do AMV em posição SUPERIOR, fixas.


É isso, um acionador manual facílimo de se fazer, rápido, barato, e parecido com os reais, que podem ser pintados, adicionados a brita, vegetação, etc, etc, e que substituem as gigantescas bobinas eletrônicas que em nada se assemelham na natureza! E substituem a contento os acionadores manuais industrializados, em torno de 5 a 10 dólares, e de difícil aquisição para quem precisou, como eu, de mais de 20 destas peças!!!!








Próximo passo é desenvolver esta alavanca... vamos tentar:



Saudações a todos!!!



Três vídeos incipientes da nova maquete Rio Seco II

São 3 linhas independentes, sendo duas externas digitais DCC e uma interna analógica, com curvas mais apertadas, de menor raio, DC. Falta todo o acabamento, desde relevos, construções com detalhes, vegetação, etc...






quarta-feira, 25 de maio de 2016

Nova Maquete Rio Seco 2

Após cerca de 2 meses a finalização da Maquete Rio Seco 1, de volta aos trabalhos...



O primeiro croqui com o desenho de 3 linhas, que serão: uma analógica interna e duas DCC externas, dois túneis, um vale, rotunda e estações e espaço para novas construções e vegetação, em um tablado de aproximadamente 3 x 2 m.


Projetando-se o esquema acima sobre um eventual tablado inicial Frateschi, de medidas 2,05 x 1,05 m, para evidenciar apenas a linha interna, ficaria assim:


Novas fotos em breve.... Aos poucos. Sempre.

Grande abraço a todos!!! 

Ferromodelismo - Maquetes e Trens - https://www.facebook.com/groups/673699759307858/?fref=nf

Atualização da Maquete.. linhas eletrificadas, ramais quase prontos... faltam fotos da Rotunda e das demais modificações, como relevo e suas montanhas, túneis, vegetação, etc, etc, etc... Por enquanto está assim:











































Novas fotos após a instalação da Rotunda e reformulação dos Pátios. As duas linhas externas com seus ramais, em DCC, já operantes, e a linha interna, de raio menor, em DC, também em funcionamento: