quarta-feira, 25 de maio de 2016

Nova Maquete Rio Seco 2

Após cerca de 2 meses a finalização da Maquete Rio Seco 1, de volta aos trabalhos...



O primeiro croqui com o desenho de 3 linhas, que serão: uma analógica interna e duas DCC externas, dois túneis, um vale, rotunda e estações e espaço para novas construções e vegetação, em um tablado de aproximadamente 3 x 2 m.


Projetando-se o esquema acima sobre um eventual tablado inicial Frateschi, de medidas 2,05 x 1,05 m, para evidenciar apenas a linha interna, ficaria assim:


Novas fotos em breve.... Aos poucos. Sempre.

Grande abraço a todos!!! 

Ferromodelismo - Maquetes e Trens - https://www.facebook.com/groups/673699759307858/?fref=nf

Atualização da Maquete.. linhas eletrificadas, ramais quase prontos... faltam fotos da Rotunda e das demais modificações, como relevo e suas montanhas, túneis, vegetação, etc, etc, etc... Por enquanto está assim:











































Novas fotos após a instalação da Rotunda e reformulação dos Pátios. As duas linhas externas com seus ramais, em DCC, já operantes, e a linha interna, de raio menor, em DC, também em funcionamento:


























segunda-feira, 14 de março de 2016

Engates em escala 1:1 e Kadee (1:87): comparação.

Aprendemos, em Ferromodelismo, a ver os engates estilo Kadee com as 'mãos' e as 'hastes' curvas por baixo, que são as mangueiras dos materiais rodantes. Muitos modelistas utilizam sistemas de acoplamento magnético para elas, simulando a realidade. Mas a enorme maioria utiliza-os com as 'mangueiras' de metal ultrapassando umas às outras, o que aproxima, mas não corresponde à realidade:



Engatados, com as 'mangueiras' de metal trespassadas, não-acopladas:


E a sequência de desengate em escala normal 1:1..








Agora, comparando os dois modelos, em escala HO (1:87), na parte superior, e em escala normal (1:1).

Engatados:


E desengatados:



Saudações!