quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Locomotiva AC44i Frateschi Truques C - Lançamento 2015

Alguns detalhes da Dash Frateschi...










Novo modelo de engates NEM Frateschi: os mesmos não estão juntos aos truques, e lateralizam-se independentemente dos mesmos. Permite engate e desengate apenas nas retas, porém permite, também, a troca por outros tipos de engates, se for o desejo do ferromodelista!

Engate posterior:




E anterior:
























Visão inferior. A Frateschi deixou um espaço no tanque para a colocação de alto-falante para sistema digital - DCC, a ser instalado com decoder de som pelo modelista. Aqui, uma tampa simples, ainda para o sistema analógico:


Truque C



E outra tampa vazada para ser utilizada após, e se, instalado o alto-falante!


Comprimento: 27 cm. Porém roda normalmente nos trilhos rígidos 4188 das Caixas Básicas Frateschi, de menor raio, ou seja, 360 mm!!! Show!


E a sua dimensão ao lado da nanica G12! Imagina uma manobreira U5B...


sábado, 5 de setembro de 2015

Manual do Ferromodelista Purista - Uma Crítica ao Desrespeito

MANUAL DO FERROMODELISTA PURISTA - Uma Crítica ao Desrespeito



Purista (Dicionário Ferromodelístico para Leigos) = Todo aquele cidadão Homo sapiens que exige que todas as partes da maquete - figuras, construções e material rodante - sejam perfeitos e perfeitamente dentro da escala, e que todos os detalhes reproduzam fielmente os protótipos em escala real, inclusive os exames de sangue dos maquinistas e seus respectivos eletrocardiogramas e frequência cardíaca e respiratória. Que não admite marca brasileira, pela alegação do material estar fora da escala. Que não admite mistura de marcas diferentes de material rodante na mesma composição. Que não admite engates diferentes do que considera 'oficial' ou 'mais próximo da realidade'. E que critica, por vezes humilha e até ridiculariza os iniciantes ou os que pensam diferente de sua Perfeição! Também conhecido no hobby como Contador de Rebites, ou Rivet Counter.

Por exemplo, o balançar dos vagões de uma maquete ‘imperfeita’, para o purista, está com uma frequência de lateralização incompatível com o balanço de um protótipo. Logo, para um Purista, sua maquete é até legal, mas não presta.

Maquete não tem grama, não tem mato, o mato está fora da escala, não tem lastro, o fundo não tem uma paisagem... não presta!

Purista não é chato, é 'Exigente!'

Ah sim, e para o purista PURO mesmo, vc não pode misturar locomotivas, vagões e carros de marcas diferentes, de ferrovias diferentes, com engates diferentes. Frateschi é brinquedo, e é chamada de 'Fritex' para ridicularizar a única fábrica de ferromodelos da América Latina. Não tem fábrica na Argentina, nem no Uruguai, nem no Chile, e nem no México, mas a do Brasil não presta! Model Power nem se fala. Kato, Atlas, MTH, razoáveis (aceitáveis). Fleischmann, Piko, Athearn, Lima, Märklin, Rivarossi, Hornby: pouco aceitáveis (questionáveis).

Para o Purista PURITANO, da gema mesmo, a roupa do auxiliar de linha tem que ser de algodão ou brim. E com a barra da calça dobrada!

Construções, para o purista: o pé-direito tem que ter exatamente 2,70 m divididos pela proporção da escala, no caso HO, 87. Se tiver 1 mm a mais ou a menos, NÃO PRESTA.

E o modelismo tem que ser perfeito e ter referência. Inventar é anti-purista. Adaptar é inaceitável. Criar é bizonho. Tudo tem que ter algo copiável, perfeito, e a cópia, perfeitamente reproduzida, em todos os detalhes, com cores RGB True Color.

Material reciclável não serve, tudo tem que ser manufaturado. E o estrófulo da picada do pernilongo no braço da figura, exatamente dentro da escala com paquímetro digital de precisão de micra!

Resumindo, para o PURISTA, só o material dele é bom, até o de outro PURISTA, AMICÍSSIMO dele, não presta. Se ele admitir que o material do outro purista é puro ele automaticamente deixa de ser purista e entra para o rol dos que não prestam!

PS 1: Existe um porém. Se alguém deseja aproximar-se da perfeição em um hobby, ou seja, ser um purista, isto é opcional de cada um. Fazer o melhor não é defeito. Porém a crítica é em relação ao Desrespeito que alguns puristas têm aos iniciantes no hobby ou a todo aquele que pensa diferente e que usa o mesmo hobby para se divertir, usando material nacional, modelando, misturando marcas e modelos, ou seja, não se importando com esta mesma 'perfeição'!

Aliás, a maioria dos Puristas não tem sequer maquete, o que obviamente por si só seria, e é, insignificante, não falassem mal ou pondo infinitos defeitos nas maquetes e nos materiais dos que os têm!... O hobby não precisa necessariamente ser materializado. Ele pode ser abstrato, fictício, onírico, ou simplesmente expectador ou participativo. E para participar de um hobby basta gostar do mesmo, ser independente, ou autodidata, ou interagir com outros membros do mesmo, se assim o desejar. O que NÃO se espera é que pessoas desqualifiquem, desmotivem ou humilhem os Menos Perfeitos!

PS 2: As metáforas e analogias aqui colocadas têm o seu porquê! Com certeza o Ferromodelismo, assim como todo hobby, merece qualidade e esmero. Capricho, dedicação e zelo. Esta não é a questão. Mas a rabugice, a humilhação aos colegas que não seguem a sua doutrina, e a bitolação, sem uma visão ampla, sem inovação e sem admitir qualquer mudança ou liberdade, pois deturpam o objetivo final, que é o prazer de todos por este hobby, e assim afastam as pessoas e limitam a criação! Obsessão pelos detalhes de seus próprios interesses! O texto não busca o desrespeito, pelo contrário, ele é tão-somente uma crítica, e pede exatamente este respeito. Porque o modelismo é, antes de tudo, uma arte, e a arte não pode ser limitada!