segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Tutorial 62 - Instalando ímãs de desengate NEM em trilhos flexíveis

 

https://www.youtube.com/watch?v=nOXgKlsaDFo  (8:05)


A grande maioria dos ferromodelistas do mundo faz o desacoplamento igual na vida real dos Protótipos, ou em escala 1:1, MANUALMENTE. No máximo, para NEM, Kadee ou outros, usa-se um Palito.


Porém a Frateschi possui um Trilho-Desengate, reto, para ser instalado na linha onde o ferromodelista desejar, onde ele possui um ímã para, como o próprio nome diz, fazer o desengate magnético automático dos seus engates, simplesmente levantando os dois engates dos vagões adjacentes, desacoplando-os:

Trilho-desengate Frateschi


Existem também outros sistemas magnéticos de desacoplamento de outras marcas, como o Kadee, com ímãs que são encaixados e colados sobre qualquer trilho reto:


Trilho-desengate Kadee


PORÉM, quando se deseja um desacoplamento em curva ou no sistema diy (do it yourself, faça você mesmo)...

Fica a dica: usar ímãs comprados em lojas de utilidades ou bijuterias, arredondados, são ímãs de geladeira! O ímã maleável de geladeira já adianto aos amigos que não funciona aqui...



Recorta-se um dormente e cola-se um ímã (com cola branca PVA, que demora um dia para secar, ou Cianoacrilato, ou Bond, a chamada Super Cola, que é instantânea). 

Depois pula-se um dormente, e recorta-se outro, e cola-se outro ímã. Pronto! Está feito o seu desengate automático. Dois por quê? Testamos um, apenas, e ele não permite que as duas 'pernas' dos engates se levantem ao mesmo tempo. Com dois, um ímã levanta um engate e o outro ímã, o outro! E pode ser instalado onde se quiser. 

Os ímãs atraem as bases metálicas dos engates, levantando as alças dos mesmos, fazendo o desacoplamento.

 


Ímãs atraindo as bases metálicas dos engates e levantando as alças dos mesmos, desacoplando-os.

Vagão da esquerda afastando-se, tracionado pela locomotiva, já com o engate normalmente abaixado, e o vagão da direita estático, com o engate levantado pelo ímã. Em novo reengate, os vagões se tocam nos engates, afastando-se dos ímãs, e ambas as alças voltam para baixo, reacoplando-se.


Talvez não fique tão bonito, ou natural, mas nem as bobinas de AMV nem os engates Kadee acoplados, que ficam com as 'mangueiras' desalinhadas:



Mas não importa, afinal, estamos falando em hobby, e hobby é diversão, e lazer.


Saudações!!!



quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Tutorial 61 - Fazendo um Diorama Funcional



Um diorama que fiz, desmontável, que cabe em qualquer lugar e que pode ser levado para qualquer lugar no banco de trás do carro! Tem 130x30cm, todo funcional.

Quando montado fica sobre 2 puffs, mas as construções são soltas, fixei apenas os pedriscos, fins-de-linha, figuras humanas, ornamentos baixos... qdo quiser é só retirar as construções, pô-las na estante e encostar o diorama atrás da porta. E ligo às vezes no analógico e às vezes no digital, com as locomotivas correspondentes aos dois sistemas diferentes. E investindo no detalhamento, com figuras, grama sintética, brita, madeiras, e com uma bela estação, depósitos de areia e brita para vagões e locomotivas, pátios para manobras e estacionamento de material rodante... construções como casa de manobras, observatórios, depósito de óleo, armazém, caixa d'água, tudo nesse espaço. Feitos com trilhos de latão flexíveis e quatro AMV Frateschi, sem as bobinas automáticas, mas com acionadores manuais de desvios, que dão maior originalidade ao projeto.

Para incentivar quem gostaria de ter uma maquete mas que não dispõe de espaço ou tempo, ou grandes montantes para gastar, mas que ama o hobby...



Um vídeo em DCC:




O modelo foi inspirado nos layouts de Alan Wright, Inglenook Sidings. Agradecimento ao amigo ferromodelista Henrique Coelho.

A seguir, vou pôr fotos deste layout e de sua montagem.

Primeiro, desenha-se o layout. Preferi com 4 AMV, duas linhas principais externas, interligadas entre si ao meio, e dois pátios de manobras centrais. O espaço maior em uma das linhas principais seria para a instalação da estação principal:


A seguir, em uma chapa de MDF de 130cm x 30cm, com 15mm de espessura (as mesmas dos móveis atuais), posicionamos os 4 AMV de latão Frateschi, sem as bobinas elétricas (Aparelhos de Mudança de Via, ou 'desvios'), sendo um em curva à direita unido a outro em curva à esquerda. Do outro lado, de modo semelhante:


Detalhe:


Adicionam-se os trilhos flexíveis (utilizei trilhos de latão marca Frateschi, para este layout 5 barras de 880mm Code 100)::


Faz-se pequenas curvas para ganhar originalidade, e fixa-se com pregos:

´
Aplicação de pedriscos, fixação com álcool e cola branca PVA (proporção de 2:1 ou 3:1) e teste de rodagem antes e após secagem (com retirada posterior dos pregos de fixação):



Instalação dos Acionadores Manuais de Desvios marca Caboose (HO ou N), grama em tufos ou estática marca Noch e serragem cor verde:


Solda dos fios aos trilhos (em dois deles, para melhor energização) ao sistema analógico (DC) ou digital (DCC):




Colocação das construções, detalhamento, e...