Pensando em como os pega-mãos de plástico são frágeis e fáceis de se soltarem, ou quebrarem...
Antes, alguns dados encontrados na net:
"Prototype handrail diameter is 1 1/4". That is 0.014" (.364mm) in HO scale.". Ou seja, o diâmetro de uma pega-mão no protótipo (escala 1:1) seria de 1,25 polegadas (1 polegada são 2,5 cm), então o diâmetro na locomotiva real seria de 3,175 cm. Divididos por 87 (HO) = 0,036 cm, ou 0,36 mm!! Muito fino.
"GE's use thicker 1.75" diameter handrails on the walkways (horizontal surfaces), and 1.25" on vertical step railings.", ou seja, o diâmetro (espessura) de um pega-mão nos corrimãos (horizontais) são mais espessos, ou 1,75 polegadas (4,4 cm / 87 = 0,5 mm, e nos verticais (escadas), 1,25 polegadas (3,175 cm / 87 = 0,36 mm).
Em suma, pega-mãos horizontais (corredores) = 0,5 mm; pega-mãos verticais (escadas) = 0,36 mm!!!
Segundo outras fontes, para degraus de locomotivas usa-se arame de latão bitola 31 (0,25 mm), e para corrimãos bitola 28 (0,36 mm)...
Fio de cerca elétrica (0,57 mm):
----------------------
Feito isso, fomos a uma ferrovia e aferimos com exatidão as medidas, em cm, dos pega-mãos de uma locomotiva em escala 1:1 (Protótipo). E verificamos o seguinte:
Primeiro, a composição da FCA...
Na segunda foto abaixo, os pega-mãos (1), que saem das verticais das escadas e vão para a parte superior dos corredores, e as barras em 2 que correspondem aos suportes verticais destes pega-mãos. As medidas?
1 (pega-mãos das escadas e corredores) = 10,5 cm de circunferência. Se c = 2 TTr ( ou c = dTT), (TT = número Pi, 3,1416), então o diâmetro (espessura), que é o dobro do raio (r) é a circunferência dividida por Pi, ou 3,1416.
Os pega-mãos na escala 1:1 (Protótipos) De Fato, ou seja, nas escadas e nos corredores, têm uma Circunferência de 10,5 cm (1), o que dá um Diâmetro (largura, espessura) de, em HO, já dividindo por 87, de 0,38 mm.
[Pega-mão vertical e horizontal nos corredores: nos protótipos, 10,5 mm. Em HO (/87) = 0,38 mm]
E os suportes dos pega-,mãos (verticais) possuem uma circunferência de 15,5 cm, o que, em HO, divididos por 87, dão 1,78 mm, e, aplicando a fórmula acima, um diâmetro de 0,57 mm.
[Suportes dos pega-mãos (verticais): nos protótipos, 15,5 cm. Em HO (/87) = 0,57 mm]
Assim, se fizermos um pega-mão nas medidas de 0,57 mm (fio de cerca-elétrica), tanto na horizontal quanto na vertical, estaremos, também de fato, muito próximos da realidade....
------------------
Partindo para o nosso modelo em especial, medindo-se o diâmetro de um pega-mão de plástico original Frateschi, verificamos que giram em torno de 0,84 mm. Então um arame do mesmo diâmetro - utilizei, para este tutorial, dois diâmetros de arames de aço galvanizados de 1 mm e um mais fino ainda, de 0,71 mm... (alguns preferem o de 0,5 mm, praticamente o arame de cercas elétricas... vale conferir a escala e fazer a proporção!!!)
Nossa sugestão é utilizar o 0,57 mm de diâmetro, por ser até mais fino que o Frateschi original, e por se encaixar bem nos orifícios originais das locomotivas nacionais.
Primeiro, o de 1 mm
Esticar, cortar, dobrar e... colar! Simples, prático, barato... no final, uma demão de uma tinta acrílica ou à base d'água, deixando falhas imitando desgaste...
O envelhecimento que utilizei.. sem aerógrafos, sem spray, sem giz pastel... neste caso, mas apenas com cola branca PVA, corante hidrossolúvel e um pincel.. técnica de Wash --- fazer um fundo evidenciando acúmulo de resíduos, sujeira, tinta.... e depois de seco uma dispersão do excesso com pincel em água corrente (a tinta vai ficar como resíduos nas frestas e reentrâncias...). E, depois, o uso de uma lixa d'água nas arestas, retirando a tinta original da carcaça, e, no sentido vertical, simulando desgaste pela chuva...
O desafio? Uma locomotiva U20-C Alaranjada da FCA!
Primeiro, retirar a carcaça do chassi, e dar um 'banho' com tinta - corante + PVA -, esperar secar e retirar o excesso.
A primeira impressão. Depois serão feitos outros retoques, com sobreposição de outras cores, como, abaixo, cor 'telha', além da preta, e também marrom...
Aqui, confeccionando e substituindo os frágeis pega-mãos de plástico por arame de aço galvanizado 1 mm:
Após a substituição...
O envelhecimento, sob resíduos, está ainda grosseiro, e merecerá uma 'escovação' com pincel mais rígido com água, e depois a lixa d'água.
Aplicando a lixa. Em todas as arestas em relevo, demonstrando desgaste, e na base da carcaça no sentido vertical, tipo no rumo das letras FCA:
E nos pega-mãos uma demão de tinta, deixando falhas, simulando desgaste da tinta pelas intempéries da natureza, sejam sol ou chuva...
E o outro modelo de pega-mão, com arame de 0,71 mm.
Aqui, um comparativo entre o pega-mão original Frateschi, de 0,84 mm de diâmetro, o de baixo, de 1 mm, e o do meio, que será apresentado a seguir, de 0,71 mm...
O Frateschi, de 0,84 mm, e o arame galvanizado mais fino, de 0,71 mm:
Modelados...
E encaixados.
E em Terceiro, faremos novos pega-mãos com fios de cerca-elétrica, ou com diâmetro de 0,57 mm...
Uma prévia: fios de cerca elétrica 0,57 mm....
>>> Eis a modificação, abaixo........ com fio de aço galvanizado para cerca elétrica, diâmetro 0,5 mm...
E, finalizando esta G12 Fepasa, a confecção das hastes de sustentação paralelas... cortadas com tesoura, dobradas em baixo com alicate de precisão e coladas embaixo e em cima, no pega-mão em si, com cianoacrilato ('Tek Bond'):
E aqui, um vagão caboose com guindaste, importado, com pega-mãos já em metal. Para fins de comparação com a espessura dos demais, acima, estes possuem diâmetro de 1 mm, iguais ao da U20-C FCA alaranjada que envelhecemos.. como veem, há muitas variações do diâmetro destes arames, então está valendo a vontade do modelista, não?
Saudações Ferromodelistas!!!